quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Awake - A Vida Por um Fio

- Podia ser muito melhor -




Awake - A Vida por um Fio (Awake, 2007) * *





Quando vi a premissa desse novo filme de Hayden Christensen achei simplismente sensacional. A declaração da produtora então foi o que me deixou mais empolgado - "Este filme fará para a cirurgia o que "Tubarão" fez para nadar no mar" - e obviamente, pela sinopse e as situações agoniantes que poderiam ser desenvolvidas. Esse assunto que me empolgou tanto foi o seguinte: durante uma cirurgia, a anestesia aplicada ao paciente falha, e sem poder mexer os braços ou falar qualquer coisa, o homem acompanha e sente toda a operação. Na minha opinião, é de uma riqueza enorme e de uma dificuldade maior ainda fazer um filme como este. No fim das contas, a minha enorme expectativa não foi atendida.
Outro fato que me empolgou mais ainda (eu realmente estava empolgado) foi saber que durante a cirurgia, o personagem de Hayden Christensen (Clay) descobre que é alvo de uma conspiração e algumas pessoas pretendem matá-lo. Imagine só a sensação de impotência e a loucura que afetaria um homem desse. Para um projeto difícil como esse, deveria ser escalado um diretor experiente e com talento certo? Não necessariamente, de hora em hora surgem novos talentos que podem surpreender no estilo de conduzir uma trama; mas não foi o que aconteceu com Awake.
Joby Harold faz sua estréia como diretor e roteirista, falhando em ambos os aspectos. Não consegue passar o suspense necessário para certas cenas e não amarra o roteiro de maneira competente. Com o elenco apoiado por Terrence Howard e Jessica Alba, o filme se perde do meio pro final, as situações ficam sem o impacto que deveriam ter e o filme acaba decepcionando.

O ponto forte do filme é realmente a idéia, o que o filme poderia ter sido, se trabalhado com mais cuidado e talento. Apesar de tudo é perturbadora a possibilidade de acontecer algo semelhante na vida real (no começo do filme e no cartaz é mostrada uma estatística assustadora) e por mais que o filme seja fraco, só de cogitar que aquilo pode acontecer é de dar calafrios. Mas, infelizmente vou ter que discordar com a produtora Joana Vicente e dizer que "Awake" não chegou nem perto de fazer com as cirurgias, o que o magnífico "Tubarão" fez com o mar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só não concordo em um ponto. É te tremer as bases em imaginar que você vai fazer uma cirurgia e isso acontecer com você! Então, concordando com a produtora, ao entrar no mar me daria a "mesma" sensação de entrar em uma cirurgia.
A idéia do filme é brilhante! Uma pena não ter sido bem utilizada. Esperava muito mais do filme; assim como "Eu sou a Lenda" (fraco).
Gosto das suas críticas porque na maioria das vezes elas são parecidas com as minhas.

Continue escrevendo que eu continuo lendo!!!

TE AMO MUITO.

Kamila disse...

Thiago, a premissa do filme parece mesmo ser bem interessante. Mas, se não me engano, a Jessica Alba recebeu uma indicação ao Razzie de Pior Atriz pela performance em "Awake".

Bom final de semana!

Thiago Romariz disse...

Pois é Kamila!
Mesmo com uma ótima premissa, o filme consegue decepcionar!
e quanto a Jessica Alba, não foi nenhuma surpresa essa indicação!