domingo, dezembro 10, 2006

O Ilusionista


- Ilusão sem graça -


O Ilusionista (The Illusionist, 2006) * *


Em Viena, início do século 20 um mágico, Eisenheim vai apresentar para o herdeiro do Império Austro-Húngaro e lá reencontra um antigo amor. Usando de ilusões e truques, Eisenheim procura ter para si a noiva do herdeiro e depois disso conseguir desestabilizar a monarquia. Interpretado por Edward Norton, o protagonista é uma das poucas coisas que se salva no filme. O ator dá um ar misterioso e intligente ao seu papel, sem o menos esforço, comprovando seu talento. Acompanhado por Paul Giammati, mais uma vez em um bom trabalho compondo o inspetor Uhl; que apesar de toda a pose de corrupto, sempre tenta ao máximo fazer o bem. Jessica Biel e Rufus Sewel são insignificantes na tela, a moça por aparecer pouco e com pouco talento, e o homem por ser extremamente canastrarão; acustumado a fazer papéis desse tipo, Sewel teve seu melhor trabalho(por incrível que pareça) fazendo um bom moço, em Tristão e Isolda. A trama usa da mágica somente como pano de fundo para um romance insosso e previsível. Os truques são sempre deixados em dúvida, se Eisenheim tem poderes sobrenaturais ou é um mágico, atitude intensional e acertada da produção. Mas no fim das contas é um desperdício uma dupla tão boa de atores (Norton e Giammati) estar presente num longa tão fraco. Vale a pena conferir somente pelo bom trabalho dos dois. E só.

Happy Feet , O Pingüim


- Dança, comédia, criatividade e inteligência recheiam essa grande animação -



Happy Feet, O Pingüim (Happy Feet, 2006) * * * * ST'ART RECOMENDA


Uma comédia cheia de músicas e personagens fofinhos. Essa é a primeira impressão de quem conhece esse longa; mas é muito, muito mais que isso. Dirigido e escrito(colaboração de Warren Coleman, John Collee e Judy Morris) por George Miller, Happy Feet conta a estória de Mano, um pingüim que nasce sem nenhum dote vocal para o canto, em um mundo onde a cantoria é essencial. Mas ao invés de nascer como um cantor, Mano já sai do ovo dançando e sapateando, assustando todos a sua volta. Os personagens são um show a parte, desde de os diálogos até a composição do visual. O carisma e a inocência do protagonista é encantadora, assim como o humor afiado e inteligente da trupe dos pinguins latinos(hilários). Além de um espetáculo visual o filme capricha na trilha sonora. São inúmeras as referências e músicas pop no longa. O filme tem uma mudança brusca do meio para o fim, o que pode desagradar a muitos espectadores, principalmente as crianças. Aliás, Happy Feet não é um filme para crianças. Composto por um humor muito rápido e muitas vezes com referências a ídolos antigos, os pequenos não irão conseguir reconhecer as piadas. E o desfecho do filme, que toma um contorno sombrio, mostra que além de deixar o espectador de bem com a vida, o faz pensar em muitas coisas. Não só na questão ecológica, mas nas que estão mais subentendidas como religião, preconceito e descriminação. Enfim, a melhor animação do ano.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Os Infiltrados


- Tensão e suspense recheiam o mais novo filme de Martin Scorsese -




Os Infiltrados (The Departed, 2006) * * * * ST'ART RECOMENDA


Refilmagem do longa Conflitos Internos, Os Infiltrados conta a saga de William Costigan e Collin Sullivan; o primeiro é um agente da polícia que é designado para uma missão complicada, infiltrar-se na organização criminosa chefiada por Frank Costello, enquanto o segundo é um intergrante dessa organização e tem a tarefa de ser o correspondente de Costello na polícia. Com um roteiro extremamente bem feito e com diálogos excepcionais, o filme faz o espectador se sentir dentro da trama. Apesar de ter na primeira meia hora de filme, uma narração lenta e um pouco cansativa, logo logo isso é esquecido com uma avalanche de sequências de alta tensão e suspense no decorrer da projeção. Os atores são um show à parte. Dicaprio dá uma alma perturbada e cheia de problemas para Costigan, enquanto Damon monta com sutileza um Sullivan sedento por fama e reconhecimento. Nicholson dispensa comentários. Mas a maior surpresa fica por conta de Mark Walhberg e Alec Baldwin que têm na ironia e no sarcasmo, a força de seus personagens. Walhberg compõe um sargento que de tão chato, chega a ser engraçado. Baldwin interpreta o inteligente Ellerby, comandante de uma das missões envolvendo Costello durante o filme. As marcas registradas de Scorsese também são fáceis de reconhecer, desde os closes com cortes rápidos até as mensagens indiretas nas imagens do filme( a assembléia e o rato). Tudo que um filme de máfia precisa se encontra em Os Infiltrados, violência, ótimos atores, diálogos rápidos e inteligentes, reviravoltas e um ótimo diretor. Não desgrude os olhos um minuto da tela e com certeza irá desfrutar de um dos melhores filmes de 2006.

domingo, dezembro 03, 2006

Adrenalina

- Pura e concentrada!!-
Adrenalina (Crank, 2006) * * *
Chev Chelios (Jason Statham) foi envenenado com a droga Beinjin Cocktail. Se ele não mantiver a adrenalina no seu corpo sempre alta, ele morre. Pronto, essa é a história do filme. Você irá acompanhar esse assassino de aluguel na caçada aos homens que fizeram isso com ele. Descompromissado, irônico e exageradíssimo o longa faz piada do próprio gênero. A edição confusa e atípica com cortes rápidos, closes, legendas espalhadas pela tela e desenhos aparecendo constantemente, o filme dá a sensação de que estamos jogando um videogame. Além da ação frenética e descontrolada, o maior trunfo do filme é o protagonista. Já tendo mostrado o talento no ótimo Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e mais tarde nos medianos Carga Explosiva 1 e 2, Jason Statham faz o espectador rir e se desesperar com a sua situação. Drogas, sexo, velocidade, violência, tudo é usado para o manter vivo. A cena entre Statham e Amy Smart no meio da praça de tão ridícula chega a ser hilária. É um filme pra se assistir com total descompromisso; não vai acrescentar na sua vida em nada, só em algumas risadas ao fim da sessão.

O Labirinto Do Fauno

  • - Uma fábula para adultos -
O Labirinto Do Fauno (Pan's Labyrinth, 2006) * * *
Diferente de qualquer fábula ou história fantástica que você já tenha ouvido falar. Pode-se começar por aí a caracterzação do novo filme de Guillermo Del Toro (Hellboy). O Labirinto do Fauno conta a história de Ofelia, contemporânea da época da ascenção da ditadura comandada por Franco na Espanha. Ofelia é filha de Carmen que se casou com o impiedoso capitão Vidal, em busca de maior de segurança para sua família. Chegando na nova casa, Ofelia descobre um labirinto habitado por criaturas mágicas que a reconhecem como a princesa do Mundo Subterrâneo. Cheio de metáforas e simbologias visuais o filme tem a marca característica do diretor, que aprecia o choque visual e os efeitos visual simples porém muito satisfatórios. Mas a maior peculiaridade do filme é o pessimismo que o envolve; nem sequer no mundo da fantasia, a alegria e a felicidade reina, como é de costume em filmes desse gênero. A repressão, a violência e a submissão são expostos como a uma das facetas daquela época na Espanha. A mescla de magia e realidade é que faz o filme ser tão convincente e vitorioso na sua proposta. Vale a pena conferir por ser tão diferente dos filmes de fantasia e fábulas que estamos acostumados a ver; e também para perceber que o cinema europeu cresce cada vez mais.

terça-feira, novembro 07, 2006

O Grande Truque


- Você está prestando atenção? -



O Grande Truque (The Prestige, 2006) * * * * * ST'ART RECOMENDA



Pelos nomes envolvidos no projeto já era de se esperar um grande trabalho. Não grandes estrelas do cinema, mas têm talento e já provaram isso. "O Grande Truque" é apenas uma confirmação. Na mesmice que vive Hollywood, um filme como esse já se destaca pelo enredo e fascina pela maneira como ele é contado. Elenco extremamente competente, edição magistral, roteiro inteligente e misterioso, combinados com uma direção sempre impecável de Chiristopher Nolan, acarretam num dos melhores filmes do ano.


Na juventude, Alfred Borden(Christian Bale) e Robert Angier(Hugh Jackman) eram além de amigos, ajudantes de um grande mágico inglês, Milton(Ricky Ray). Com o passar do tempo, Borden e Angier, tornam-se grandes mágicos e consequentemente rivais. Porém depois de alguns acontecimentos envolvendo John Cutter (Michael Caine), Nicky Tesla (David Bowie), Alley (Andy Serkis), Julia (Piper Perabo) e Olivia (Scarlett Johansson), os antigos colegas entram numa rivalidade que mais tarde se torna obsessão.


Como dá pra perceber, nomes famosos é o que não falta no elenco. O trabalho de todos eles é muito bem composto, mesmo que alguns tenham pouco tempo pra demonstrarem o seu real valor. Bale faz mais um grande trabalho, formando um mágico inteligente, misterioso e arrogante. Jackman rivaliza com Bale, trazendo a tona um homem amargurado e cada vez mais obsessivo. Michael Caine sempre bem, em qualquer seja seu personagem, comanda o elenco de apoio, que ainda tem a mais nova queridinha de Hollywood, Scarlett Johansson e o irreconhecível David Bowie. Outra curiosidade é a presença de Andy Serkis (Gollum de O Senhor dos Anéis), que realiza também um bom trabalho.


A dupla protagonista tem o tempo muito bem dividido para os dois brilharem, devido a ótima edição do longa. Como já é de costume nos filme de Nolan (Amnésia, Batman Begins, Insônia), esse é um dos pontos altos da projeção. Na maioria das vezes não linear, porém muito concisa e coerente; não deixa nenhuma dúvida ou furo em relação a estória. A recomposição da época (séc.XIX) também é outro trunfo do filme, desde as roupas até a fotografia e as cidades recontruídas. O longa é baseado em um conto de Christopher Priest, e foi adaptado pelo irmão de Christopher, Jonathan Nolan. O ponto alto do filme, está concentrado na família Nolan. O roteiro é impecável. Diálogos ágeis e inteligentes fazem o filme ficar mais intrigante e misterioso com o passar da projeção. As mágicas e truques têm algumas revelações, porém os mais importantes são deixados para a imaginação, o que aumente o clima de "magia" no longa.



Por fim, vêm a direção de Christopher Nolan. Depois do impressionante trabalho feito em Amnésia, a melhor adaptação do Homem Morcego e o bom thriller psicológico Insônia, Nolan prova que é um dos melhores nomes da atual safra de novos diretores de Hollywood. Comandando muito bem tanto atores jovens como atores experientes, o diretor consegue dar o tom certo aos personagens da trama. A capacidade de deixar o espectador confuso, já é um traço marcante na direção de Nolan, que ainda consegue colocar reviravoltas em cima de reviravoltas sem perder o nexo e sempre ficar coerente a história. Enfim, é um filme mágico. Vá correndo ao cinema, compre seu ingresso sem medo e curta essa estória maravilhosa, chamada O Grande Truque.

domingo, novembro 05, 2006

Jogos Mortais 3


- Três vezes mais violento, três vezes mais fraco que o primeiro -


Jogos Mortais 3 (Saw 3, 2006) * *


Fica evidente quando a projeção de Jogos Mortais 3 chega ao fim, que se esgotou a fonte de criatividade (para a fraquia) dos roteiristas e criadores dessa série de horror. As reviravoltas tão impressionantes e feitas com tanta maestria no primeiro filme, são relevvadas a segundo plano nessa terceira parte(como já havia ocorrido no segundo filme, só que em menor escala). Os objetos de experimento dessa vez, são um homem e uma mulher. Lynn e Jeff, pessoas que à visão de Jigsaw, não dão valor a vida que levam e devem mostrar que merecem viver. Contar mais detalhes da trama estragaria o suspense. A violência do filme, é simplismente brutal. A sequência inicial do filme, além de muito bem dirigida, é agoniante. Falando em direção, o estilo de Darren Lynn Bousman é muito evidente no filme; cortes rápidos e constantes flashbacks, as vezes prejudicam a estética do filme. As atuações do filme são de medianas(Jeff) a mediocre(Lynn). Resumindo, se você gosta de um filme violento, sanguinário e com alguma dose de suspense, vá ao cinema, não irá se arrepender. Mas não espere a surpresa e a inovação do primeiro filme.

domingo, outubro 08, 2006

A Dália Negra


-Entrando no clima noir de Brian DePalma-



A Dália Negra (The Black Dahlia, 2006) * * *


Os parceiros policiais Bucky e Lee se vêem envolvidos em um complexo assassinato quando o corpo da aspirante a atriz Elizabeth Short é encontrado dilacerado numa rua de Los Angeles. A paritir daí o novo filme de Brian DePalma, A Dália Negra, entra numa série de confusões e romances num clima bem noir. As atuações presentes no filme se mostram competentes, tirando o fraco Aaron Eckhart e a decepcionante Scarlett Johansson(aliás é o primeiro filme em que a vejo atuando mau). A fotografia do filme é magistralmente bem executada. Aliás a parte técnica do filme é muito bem elaborada, desde os perfeitos figurinos até a edição inspirada nos filmes clássicos dos anos 50. A trilha sonora aplica um clima de suspense nas cenas mais importantes. Como destaque note bem a edição e a direção na cena da luta de boxe, muito bem executada. Tirando toda essa beleza plástica e artística composta no filme, o roteiro (baseado em um livro homônimo) fracassa. Complicado e confuso, o filme mostra-se lento e às vezes até cansativo com o número de reviralvoltas por muitas vezes desnecessárias. Enfim, o filme desanda quando trata-se da história. A crítica à indústria do cinema é um dos poucos temas que se salvam no roteiro. Pelo estilo, beleza e homenagem aos clássicos filmes policiais da década de 40 e 50 vale a pena conferir.

sexta-feira, setembro 29, 2006

ST'ART NEWS...

HOMEM DE FERRO

E está confirmado: Robert Downey Jr. será Tony Stark, o Homem de Ferro. A Marvel foi quem fez o anúncio oficial. Confira o depoimento do presidente da Marvel Studios: Robert Downey Jr. é um dos atores mais talentosos e aclamados de sua geração. Sua versatilidade o torna distinto e faz dele um encaixe perfeito para interpretar um personagem tão complexo como o Homem de Ferro. Não poderíamos ter pensado em outro ator mais adequado para trazer uma das jóias da coroa da Marvel para a telona e ser a peça central de nossa primeira produção independente.” O diretor do filme será Jon Favreau, o mesmo de Zathura. Confira as fotos conceito do visual que Downey Jr. poderá usar.



















HARRY POTTER E A ORDEM DE FÊNIX

As primeiras fotos da 5° produção do bruxo inglês está na internet. Confira primeiramente aqui, no ST'ART. Harry, Luna, Dolores e toda a Armada de Dumbledore estão presentes na foto.








O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada (Devil Wears Prada, 2006) * * *

Andrea(Anne Hathaway) é uma garota recém formada em jornalismo. Decidida a ganhar experiência na profissão ela está disposta a qualquer coisa. É aí que ela consegue um emprego na empresa da famosa Miranda(Meryl Streep). Narrando a trajetória de Andrea na empresa da revista de moda, Runway, o filme tem o mesmo ritmo daquelas películas que mostram a tranformação do protagonista. Mas é na "vilã" do filme que está o trunfo. Meryl Streep encarna com sutileza, perfeição e total maestria, uma personagem que nas mãos erradas poderia chegar a ser uma figura caricata. Leve e com boas atuações o filme não decepciona, apesar de ficar aquele gostinho de "eu já vi isso antes" na boca. Sendo também um grande desfile de moda, irá encher os olhos dos fãs do mundo fashion. Se não é muito fã de moda, vá para admirar o trabalho de Stanley Tucci (ótimo ator) e da grande dama, Meryl Streep.

O Abismo do Medo


O Abismo do Medo (The Descent, 2006) * * *

Mesmo saturado de fitas pobres em criatividade e emoção, o ramo do suspense ainda se mostra capaz de nos render alguns bons produtos. Interessante é que quanto mais dinheiro na produção, normalmente a sua qualidade diminui. Mas não é o caso de O Abismo do Medo, muito pelo contrário. Pouco dinheiro, ninguém muito conhecido e um roteiro simples, o filme cumpre a risca sua proposta: tensão e sustos durante a exibição. Só isso não é o suficiente para um filme de terror/suspense, por isso temos muito sangue e violência. Contando a estória de um grupo de amigas (outro fato incomum, somente mulheres no elenco principal) que fazem uma expedição a uma caverna misteriosa, e lá embaixo descobrem qu não irá ser tão fácil escapar de lá. Se disser mais perderá a graça. Enfim, vá sem medo das cavernas, e volte com muito.

Missão Impossível 3


Missão Impossível Cumprida

Missão: Impossível: III (M:I:III, 2006) * * *


Depois de mirabolantes e exageradas seqüências de ação na segunda parte da franquia MI, Tom Cruise volta a produzir um filme de ação. Dessa vez para renovar a série Cruise, conta com a ajuda de J.J.Abrams, o criador das aclamadas series Alias e Lost. Provando ser um bom diretor de filmes de ação, Abrams impõe seqüências de ação frenéticas e tensas ao longo do filme, deixando o espectador extasiado durante toda a projeção. Com um vilão muito bem composto por Philip Seymour Hoffman, o filme ganha mais vida com essa atuação. Apesar de ter um final manjado e decepcionante, M:I:III , cumpre sua missão como um bom filme de ação.

Tristão e Isolda


Tristão e Isolda (Tristan + Isolde, 2006) * * *


Baseado em um famoso e antigo romance épico, Tristão e Isolda, revela-se uma adaptação agradável desse grande clássico literário. A antiga estória da princesa irlandesa e do guerreiro inglês que se apaixonam, descobrem que são de países rivais e que seria impossível de ficarem juntos, é quase a mesma. Colocando romance e guerra na medida certa, o constante clima de tensão política entre as nações envolvidas no filme, fazem com que o espectador simpatize não só pelo casal, mas também pelo Rei Marke, comandante inglês. A boa interpretação feita por Ruffus Sewell contrasta com a caricatura de David O’Hara que interpreta Donnchadh, o rei irlandês. Os clichês nos momentos finais do filme fazem com que ele perca um pouco da sensação criada durante toda a projeção, mas não compromete esse romance épico.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Tudo por Dinheiro



- Al Pacino e Matthew McConaughey estrelam em filme recém lançado nas locadoras -
Tudo por Dinheiro (Two for Money, 2005) * * *
Encabeçado por Al Pacino, o elenco de Tudo por Dinheiro é o maior trunfo do diretor D.J. Caruso. Contando a estória de Jonathan Lang (McConaughey), jovem que sonha em ser jogador de futebol americano, mas que por problemas no joelho não consegue realiza-lo. É aí que surge Walter (Al Pacino) oferecendo a Lang uma proposta: trabalhar para ele dando palpites sobre os resultados dos jogos para sua empresa, a maior no ramo de apostas do país. Mesmo tendo o sonho de ser jogador, Lang aceita a proposta. A partir daí vemos a tentiva de Walter em transformar Jonathan em um bem sucedido empresário no ramo das apostas. As grandes atuações do filme é o que o fazem ser tão especial. Al Pacino com o talento e a desenvoltura de sempre, tem agora ao seu lado um grande ator: Matthew McConaughey. Diferente de O Advogado do Diabo, onde Pacino "engolia" Keanu Reeves na tela, Matthew faz um grande trabalho. A obviedade da fita é o que a faz cair no conceito. A história do homem da cidade pequena que se deslumbra com o glamour do mundo "rico" já está batida. A direção de D.J. Caruso, mostra-se falha quando deixa o filme perder o folêgo quando está no meio da filmagem. O meio do filme chega a ser enfadonho demais, parecendo que tudo vai ser como previmos. Mas é no fim que vemos a real intenção do roteiro. Disfarces, vícios, jogo, trapaças e apostas estão todas envolvidas num jogo de interesses revelados só no fim do filme. Com altos e baixos, Tudo por Dinheiro revela-se ao fim da projeção um filme interessante, que tem muito mais a dizer do que parece.
Clique no título do post e confira o trailer.

Serpentes a Bordo



- "Enough is enough. I've had it with this motherfucking snakes on this motherfucking plane".-



Serpentes a Bordo (Snakes on a Plane, 2006) * * *


Uma das maiores sensações do cinema norte americano chega as telas brasileiras essa semana. Serpentes a Bordo causou frisson ao ser divulgado por Samuel L. Jackson. Com um roteiro e espírito completamente de filmes B/trash, o descompromisso do filme é o que faz ser tão divertido. Antes de qualquer coisa vamos ao contexto da "tragédia". Sean(Nathan Phillips, Wolf Creek) presencia o assassinato de um homem, realizado por um terrorista perigosíssimo. Agora sob a custódia do agente Neville Flynn(Samuel L. Jackson). Durante a viagem de escolta centenas de cobras são liberadas dentro do avião; o resto vocês já sabem. O segredo de assistir um filme como esse é estar ciente de que não se trata de um filme sério e preocupado com a realidade. O que não faltam são situações escadalosas, mortes exageradas, sustos e falas mais do que canastronas. Depois de aceitar o papel do protagonista do filme sem nem mesmo ler o roteiro, Samuel L. Jackson ajudou bastante para o filme ser muito divulgado e tornar-se o fenômeno on-line que é. Sua presença no filme reforça o clima de canastrice. Mas por ser cansatra não quer dizer que o filme fique ruim, muito pelo contrário. A mistura do terror e suspense do filme, com as falas típicas do policial durão que é Jackson, só deixam o filme ainda mais divertido. Um típico trash movie, divertido e descompromissado. Vá para se divertir.
Clique no título e confira o trailer.

domingo, setembro 03, 2006

Miami Vice

- Série oitentista ganha longa metragem -
Miami Vice (Miami Vice, 2006) * * * * ST'ART RECOMENDA
Nos anos oitenta (mais precisamente entre 85 e 89) uma série policial envolvendo dois companheiros, Sonny e Rico, fez muito sucesso no mundo todo. Os dois policiais combatem o tráfico de drogas em Miami, atravéz de disfarces e infiltrações no submundo. O enredo do novo Miami Vice dirigido por Michael Mann(Colateral, e produtor da extinta série) segue a sinopse da clássica série. A diferença está na época em que se situam os personagens, mas além disso pouco pode se diferenciar. Protagonizado por Colin Farrel(Novo Mundo) e Jamie Foxx(Ray) o longa tem nos dois atores um grande alicerce para o desenvolver da película. Grandes atuações recheiam o filme que além de Sonny e Rico, conta com ótimos atores no elenco de apoio como Gong Li, Luis Tosar e John Ortiz. A falta de sequências de ação no desenvolver do filme pode cansar alguns espectadores, mas nada que atrapalhe o desenrolar tenso e profundo do bom roteiro em que o filme se baseia. O trabalho do diretor Mann merece um olhar mais detalhado e particular. Filmado em formato digital, a fotografia do filme é impecável, são deslumbrante os takes aéreos e a movimentação da câmera nas (poucas mas ótimas) sequências de ação. Se a falta de ação as vezes empaca o filme, os últimos vinte minutos compensam qualquer perda de tempo. Não é filme para qualquer um; inteligente e soturno o longa mostra que Michael Mann já está postado entre os melhores diretores de Hollywood.

O Coronel e o Lobisomem


- Depois dos grandes O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, a parceiria entre Selton Mello e Guel Arraes chega ao seu primeiro fracasso -


O Coronel e o Lobisomem (O Coronel e o Lobisomem, 2005) * *


A adaptação do livro homônimo de José Cândido de Carvalho foi feita por Guel Arraes (que também é produtor), Jorge Furtado e João Falcão. Famoso por grandes trabalhos na TV ( A Grande Família) e também no cinema (Lisbela e o Prisioneiro), Guel Arraes atacou agora no mundo das fábulas. Contando a história de Ponciano de Azeredo Furtado(Diogo Vilela) que está prestes a perder sua fazendo para o seu conhecido de infância, o estranho Pernambuco Nogueira. Quando ele é convocado para o tribunal, Ponciano vê que aquela é sua chance de retomar as terras e provar ao júri sua principal suspeita : Nogueira é um Lobisomem. Interpretados por Diogo Vilela(Ponciano) e Selton Mello(Pernambuco) a dupla alterna entre bons e maus moemntos na tela. Vilela é o mais regular conseguindo imprimir personalidade e vigor ao coronel. Já Selton está longe de lembrar o clássico Chicó ou Léleo de Lisbela. A grande surpresa do filme é o Seu Juquinha interpretado por Pedro Paulo Rangel, que dá um show na pele do caipira. Mas elenco à parte, o filme tem como maior defeito a indecisão de ser comédia ou drama. Com uma trama amarrada e desinteressante, a frustração se torna maior ainda quando o filme chega ao fim. Não é péssimo, mas também não faz jus aos "antecessores" Lisbela e Compadecida.

sábado, setembro 02, 2006

ST'ART NEWS...


TRANSFORMERS O FILME

Fotos dos principais robôs do filme estão sendo divulgadas dia a dia. Optimus Prime, Bumblebee e até o grande vilão Megatron já tem suas formas divulgadas. Não que sejam imagens oficiais, mas são o projeto do que eles virão a ser. Produzido por Spielberg e dirigido por Michael Bay , o filme estrelado por Shia LaBeouf promete ser o maior arrasa quarterão de 2007. Dia 4 de julho ele estréia mundialmente. A sinopse segue a famosa série de TV. Os Transformers são carros, motos, aviões e uma infinidade de outros veículos que se transformam em super-robôs combatentes do crime. São divididos em dois grupos antagonistas, e os humanos estão no meio da guerra. Confira as fotos divulgadas. Clique no título do post e confira ao teaser.



PIRATAS DO CARIBE : AT WORLDS END

A terceira parte da lucrativa franquia da Disney já tem o título confirmado. At Worlds End é o nome dele. Fazendo referência a o possível encontro do mundo dos mortos e vivos. Falando em mortos-vivos fotos do Pérola Negra foram soltas na internet. Amostra que o barco está de volta no terceiro filme. O cartaz já foi mostrado aqui no ST'ART(perceba os hideogramas japoneses na figura), assim como a partucipação de Keith Richards e Chow Yun Fat. Agora confira as novas fotos do Pérola Negra.


EXTERMÍNIO 2

O filme inglês independente Extermínio fez sucesso tanto com a crítica e com o público. Agora a sequência vai chegar às telas. Seis meses depois dos eventos do primeiro filme, a Inglaterra está abandonada e o exército americano começa a repovoar o país. Porém, um portador do vírus chega à Londres e, sem saber, reinicia a epidemia, provocando novo caos na população. O protagonista será Jeremy Renner que fez "Terra Fria". E outro nome um pouco mais conhecido foi escalado para o elenco, Harold Perrineau, o Michael da série Lost.Danny Boyle não dirigirá a continuação, e sim Juan Carlos Fresnadillo, do suspense espanhol Intacto. Dia 11 de maio o filme estréia nos EUA.

A Névoa


- Nem o Superman escapa desse fiasco-


A Névoa (The Fog, 2006) *


Há muitos anos um misterioso navio naufraga misteriosamente. Após 100 anos os marinheiros ressurgem através da névoa para buscar vingança. A refilmagem do clássico suspense de Jonh Carpenter gravado em 1980, traz Tom Welling (Clark Kent de Smallville), Maggie Grace e Selma Blair no elenco. Mesmo com alguns nomes conhecidos o filme custou barato e fez certo sucesso nos EUA. Mas ninguém no filme salva esse trabalho do fracasso. O suspense fraco e sempre (sempre mesmo) apoiado na trilha sonora fazem do filme uma perda de tempo para quem foi assisti-lo. Roteiro confuso e fraco fazem o espectador fugir da ação corrente na tela e se desinteressar pelo enredo. Chega a dar nos nervos o número de sustos que o diretor Rupert Wainwright(Stigmata) tenta colocar o tempo inteiro na tela com o uso da trilha sonora; se a cena fosse vista sem o uso da trilha ela soaria simplismente ridícula. As falhas na história são rotineiras e nem sequer os personagens principais se desenvolvem corretamente. Para não dizer que o filme é uma desgraça só, Tom Welling faz uma boa interpretação. A linda Selma Blair(Hellboy) ainda mostra algum talento, já Maggie Grace mostra que foi aprender a interpretar memso quando entrou para o elenco de Lost.
Se você quer um filme de suspense passe longe deste aqui, não perca seu tempo, a não ser que você seja muito fã de Smallville.
Clique no título texto e confira o trailer!!

A Casa do Lago

-A dupla de Velocidade Máxima está de volta-
  • A Casa do Lago (The Lake House, 2006) * * *
Baseado no longa coreano Siworae, A Casa do Lago, tem como protagonistas Sandra Bullock e Keanu Reeves. Contando a peculiar história de Kate e Alex que se apaixonam mesmo estando a uma distância de dois anos. Isso mesmo, pode parecer estranho a princípio, mas é realemnte isso, ela vive em 2006 e ele em 2004. O roteiro é bem elaborado apesar da previsibilidade em alguns momentos. Os diálogos atemporais dos persongens são uma das melhores sacadas do filme, assim como o humor sutil despejado em algumas partes da projeção; assim o filme não fica sempre no clima tenso e melódico que a maioria dos amores inatingíveis se situam. Reeves e Bullock não fazem feio em seus papéis e levam o filme tranquilamente, com o suporte dos também bons atores Christopher Plummer e Shohreh Aghdashloo. O trabalho do diretor Alejandro Agresti é muito bem realizado, contando com o apoio das ótimas fotografia e trilha sonora do filme. Entre tantos acertos o filme peca pela rapidez com que os protagonistas se apaixonam e a previsibilidade com que as coisas acontecem. Desde os primeiros minutos do filme é possível descobrir o seu desfecho. Mas o grande trunfo do filme é a capacidade de nos fazer acreditar que eles realmente se comunicam em anos diferentes, e nunca nos questionarmos como aquilo é possível. Um bom romance, vá assistir, você não vai se arrepender.
Clique notítulo do post e confira o trailer!!!

domingo, agosto 27, 2006

V de Vingança

V de Vingança - (V for Vendetta, 2006) * * * * ST'ART RECOMENDA

Em uma Inglaterra totalitarista e autoritária, é onde reside Evey(Natalie Portman). Após estar andando na rua depois do toque de recolher, ela é abordada por homens com intenções um tanto quanto duvidosas. É quando surge "V"(Hugo Weaving). Vestido de preto e com uma máscara de Guy Fawkes, ele a salva dos mal elementos. A partir daí desenvolve-se uma série de acontecimentos que mostram a população e a própria Evey que governo presente não é o que parece.

Dotado de idéias revolucionárias e bastante pertinentes, o anti herói do filme conquista-nos pelos belos diálogos que lhes são proporcionados. Os diálogos aliás que são uma grande atração do filme; pela grande número de referências e agilidade na posse dos ótimos atores envolvidos no filme. A beleza estética também é um show a parte. Tanto nas cenas de luta e eplosões, quanto na do dominó e na da invasão dos V's.
O grande trunfo do filme é conseguir unir o entrenimento ágil e acelerado, com as alfinetadas a governos que têm no "medo" a sua maior arma. As referências ao governo de George W. Bush são inúmeras. Assim como a qualquer outro governo descontrolado e mau administrado. A lembrança de Bush vêm por se tratar de um exemplo mais recente, e ele é um dos que usa bastante a fórmula do medo para manter seu povo ao alcance de suas mãos.
Produzido pelos irmãos Wachowski e dirigido pelo ex assistente de produção James McTeigue, o longa tem no forçado romance entre V e Evey o seu ponto fraco. As vezes o romance fica na medida certa, quando não é posto em primeiro plano e deixa aquilo como um "suposto" relacionamento. Tirando isso, é entretenimento de primeira. Belas atuações (a voz de Hugo Weaving é sensacinal, Natalie Portman, além de linda é talentosa!), boas cenas de ação e diálogos ágeis, tornam V de Vingança mais um trunfo de Joel Silver e dos irmãos Wachowski(mesmos produtores de Matrix).
Clique no título e confira ao trailer.

WTC - As Torres Gêmeas

WORLD TRADE CENTER

Um dos mais aterradores episódios da história recente da humanidade, está para ter no cinema a sua primeira representação em uma super produção. A estória o mundo inteiro já conhece.
No dia 11/9 , terroristas da Al Qaeda chocaram dois aviões contra as torres gêmeas do maior edifício de Nova York, o World Trade Center.Clique no título do post para conferir o site oficial do filme.

O filme abordará a trajetória de dois policiais portuários que ao entrarem nos escombros para salvar alguns cidadãos, acabam se tornando vitimas quando ficam presos. Os policiais sobreviventes participaram da elaboração do filme e colaborarão com fatos e acontecimentos inusitados que ocorreram durante o tempo que passaram nos escombros. Seus nomes são John McLoughlin e Will Jimeno, respectivamente interpretados por Nicolas Cage(Senhor das Armas) e Michael Pena(Crash-No Limite).

Além de se tratar de uma história polêmica, o filme trás consigo o controverso diretor Oliver Stone. Recentemente ele trabalhou com a biografia de Alexandre o Grande, foi mau recebido pela crítica(injustamente na minha opinião) mas memso assim não negou mais um projeto ambicioso. Stone promete ser o mais fiel possível à história dos policiais, ou seja, o filme não mostrará os aviões colidindo com as torres, pois quando eles ficaram presos, os memso não se davam conta do que estava acontecendo.

Nos EUA a recepção do filme foi boa, 4,4 milhões de doláres em um único dia. Dia 29 de setembro poderemos conferir essa produção. Clique na figura para ver o trailer.
Mesmo sabendo o fim do filme, esperamos uma coisa diferente e que não seja mais um melo drama patriota. Com Oliver Stone no comando é possível esperar por novidade!

sábado, agosto 26, 2006

ERAGON O FILME


Eragon - O primeiro da trilogia da Herança

Infelizmente não é um dos filmes mais esperados do ano, porquê a sua divulgação está sendo mal feita. Mas pra quem já leu o grande livro de Christhopher Paolini espera essa adaptação ansiosamente.


Contando a história do cavaleiro de dragões Eragon, o filme promete ser uma das melhores surpresas do ano. Um elenco estelar acompanha o estreante Edward Speelers, que vai fazer o papel principal. Jeremy Irons irá interpretar o mentor de Eragon, o contador de histórias Brom que tem muitos segrados durante a jornada. Djimon Hounsou será o guardião Ajihad que ajuda Eragon em sua aventura. Ainda terão os experientes Jonh Malkovich como o vilão Galbatorix e o inglês Robert Carlyle interpretando o maligno Durza, o Espectro.

Mas a grande atração será o dragão Safira. A personagem certamente é uma das mais curiosas do livro. Grande companheira de Eragon, a guerreira participa ativamente de todas as ações de seu dono. Feita toda em CGI o dragão será feito pela Industrial Light & Magic. Fato curioso é que o diretor do filme, será o coordenador de efeito especiais por trás dos filmes, Resgate do Soldado Ryan, Desventuras em Série, entre outros. Stefen Fangmeier fará sua estréia na direção.

Apesar do grande elenco o filme ainda gera desconfiança. O último filme de fantasia que Jeremy Irons fez foi simplismente uma desgraça. Dungeons and Dragons foi um dos piores filmes que eu já vi. Tomara que não aconteça o mesmo com Eragon, que pelo grande livro em que é baseado, merce um ótimo longa metragem.

Dia 15 de dezembro o filme estréia em nos EUA. Não irá demorar muito para chegar por aqui (29 de dezembro), e poderemos conferir as aventuras do mais novo épico de fantasia da Fox 2000 Pictures. Clique na figura e confira um teaser do filme.

domingo, agosto 20, 2006

Eragon - Um Cavaleiro de Dragões

  • ERAGON
"Um menino, um dragão... um mundo de aventuras"
Quando o garoto Eragon acha uma pedra azul na floresta, ele supõe que aquilo resolveria os problemas de sua família. Mas quando um dragão nasce de dentro do objeto, sua vida vira de cabeça para baixo. De repente o rumo das coisas tomam proporções gigantescas. Com a ajuda de um velho e sábio contador de histórias Eragon irá decidir o destino de sua terra, seja ele bom ou ruim.
Uma narrativa dinâmica e com elementos da fantasia medieval adicionadas na medida certa na história, o jovem autor Christhopher Paolini (que escreveu o livro com 15 anos), faz um dos melhores livros de fantasia dos últimos anos. As constantes referências ao clássico de Tolkien não fazem a história parecer clichê, nem mesmo parecida com O Senhor Dos Anéis. Os mistérios e aventuras ao longo do livro deixam o leitor mais apegado com os personagens e torcendo(ou sofrendo) com os acontecimentos expostos na saga. Quando "Eragon" tirou Harry Potter do topo da lista de mais vendidos, o livro estourou no sucesso.
Safira é um show à parte no livro. Descrevida competentemente por Paolini, a criatura protagoniza a história junto com seu dono. Dos outros personagens os que mais se destacam são Brom(mentor de Eragon) e Murtagh(um forasteiro), que fazem de seus mistérios uma atração a mais.
Como é de costume em Hollywood, um filme já está sendo feito, e estreará dia 29 de dezembro aqui nas terras tupiniquins. Mas isso é assunto pra outra matéria, por enquanto confira o trailer na figura acima.
"Eragon" é a primeira parte de uma trilogia, A Trilogia da Herança. O gostinho de quero mais no fim do livro é insuportável. Mas "Eldest" está chegando as lojas. Por enquanto conheça o fascinante Império de Alagaesia, onde homens e dragões guardam segredos lendários.

sábado, agosto 12, 2006

ST'ART NEWS...

  • MI:III

    O DVD de MI:III chega as lojas americanas no dia 30 de outubro. Até aí nada demais. A novidade ficará por conta do primeiro lançamento simultâneo das novas mídias: HD-DVD e Blue-Ray. Serão dois discos para cada versão; o filme e um incluindo extras, tais como cenas excluidas e 4 featurettes mostrando os bastidores da produção. Somente na versão HD-DVD haverá um comentário especial de J.J.Abrams e Tom Cruise. É a nova geração de mídias chegando!! Será que emplacam?!







  • OS VINGADORES

Mais uma adaptação. Os heróis mais fortes da Terra se juntam para derrotar um inimigo que somente em grupo, poderá ser derrotado. Um filme com o enredo da famosa série em quadrinhos está sendo preparado. A Marvel Studios é quem irá produzir o filme. A única barreira era os direitos do personagem Hulk, que estava nas mãos da Universal, mas isso já foi resolvido é agora o sinal verde foi aceso. Capitão América, Homem de Ferro, Homem Formiga e Thor são alguns do que irão aparecer. Mas tuo dependerá dos filmes solos de cada um desses personagens; projetos que já estão todos encaminhados. O roteirista é Zack Penn o mesmo que escreveu X-Men O Confronto Final. A previsão de estréia é indefinida, mas assim que mais novidades forem divulgadas, você confere no St'art.




  • HALO - O FILME

Mais um sucesso dos games será levado as telas de cinema. Um dos jogos mais populares do XBoX, Halo conta a história de Master Chief, um soldado que luta contra alienígenas invasores da sua espaçonave, acreditando que o mais sagrado artefato de sua cultura está localizado na Terra. O roteirista serão D.B. Weiss, Alex Garland os responsáveis por A Praia e Extermínio. Mas a novidade mesmo é que um diretor foi escolhido. O desconhecido Neill Blomkamp é quem irá transpor o jogo para as telas. Mais conhecido por curtas-metragens o sulafricano irá fazer sua estréia. A produção executiva ficará por conta do famoso diretor Peter Jackson, junto com a Universal. A estréia está prevista para 2008 e com as filmagens sendo feitas na Nova Zelândia.


  • HARRY POTTER E A ORDEM DE FÊNIX

As primeiras fotos das filmagens do quinto filme da franquia do bruxo mais famoso do mundo foram divulgadas. Elas estão ocorrendo na Inglaterra, no Palácio de Blenheim, em Oxfordshire.
A data de estréia do filme já foi divulgada, dia 13 de Julho de 2007. A estréia será mundial, então veremos ao mesmo tempo que os americanos! A cada dia isso se torna mais comum, tomara que continue assim!