terça-feira, setembro 11, 2007

Paranóia


- Susto, comédia, tensão e Shia LaBeouf -





Paranóia (Disturbia, 2007) * * * * ST'ART RECOMENDA





Kale(Shia LaBeouf, Transformers) vê a sua vida mudar ao perder o pai num acidente de trânsito. As coisas complicam mais ainda quando ele agride um professor dentro da sala de aula. Com isso, Kale é condenado a 3 meses de prisão domiciliar dando cada vez mais trabalho a sua mãe (Carrie Ann Moss). Dirigido por D.J. Caruso (autos dos bons : Tudo Por Dinheiro e Roubando Vidas), Paranóia tem grandes semelhanças com o clássico de Alfred Hitchcock "Janela Indiscreta". Um dos meus maiores(dos muitos outros) pecados como cinéfilo é não ter assistido à esse clássico. Por isso não irei fazer comparações ou referências à "Janela Indiscreta".

"Paranóia" pode não ser um clássico, mas que é um grande filme, isso é. Com história extremamente bem montada e contada, o filme envolve facilmente o espectador. Mais uma vez, Shia LaBeouf chama a atenção. Seja nas cenas engraçadas ou de suspense, o ator se sai muito bem, provando que a atuação em "Transformers" não foi por acaso. O elenco de apoio também se mostra muito eficiente, encabeçado por David Morse que interpreta o vilão do filme.O clima do filme é descontraído na primeira parte, e sem que você perceba, já está com medo do Sr. Turner. Reviravoltas e sequências bem orquestradas fazem de "Paranóia" uma grata surpresa para esse meio de ano.
Poucos são os filmes de suspense que não usam a trilha sonora como bengala para dar susto no telespectador. "Paranóia" também faz uso desse artifício, porém com muito menos frequência. A falta de originalidade na estória, pode fazer os mais céticos não gostarem do filme ou considerá-lo uma cópia de "Janela Indiscreta". Porém é preciso ir assitir ao filme sem procurar originalidade ou mudanças no conceito do cinema moderno. O que o filme se propõe a fazer, ele faz e muito bem.
Vá conferir, vale a pena!

Nenhum comentário: