Desde o lançamento de Moulin Rouge os musicais começaram a retomar seu espaço no cenário mundial do cinema. Sucedido por Chicago e Dreamgirls, a cada ano surgiu um musical que agradou a muitos fãs do gênero. Até nos maiores prêmios do cinema eles pintavam como favoritos. Em 2006 surgiu High School Musical, um filme da Disney que atingiu o público jovem de uma maneira que não atingia desde Grease. Hoje podemos dizer que temos musicais para todos os gostos, filmes clássicos como Hair e Grease, e "modernos" como Moulin Rouge e High School Musical.
O filme conta a história da jovem Tracy Turnblad (Nicole Blonsky), que sonha em participar do programa mais famoso da cidade de Baltimore, o "The Corny Collins Show". Por ser gordinha mas muito talentosa, ela causa muita inveja na protagonista do programa. Formado por um elenco super competente e um roteiro muito bem escrito, o filme surge como grande favorito para o prêmio da Academia do próximo ano. Podemos tirar essa conclusão comparando as premiações anteriores, quando Moulin Rouge, Chicago e Dreamgirls estavam sempre entre os mais indicados. Porém Oscar é assunto para daqui a alguns meses.
O filme foi baseado em um musical da Broadway, que foi baseado num filme do ano de 1988. Quando se dá uma olhada no elenco da produção é de se admirar que alguém diga que esse filme ser ótimo é uma surpresa. Jonh Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Queen Latifah e Zach Efron são alguns dos destaques da constelação presente no longa. Apesar de todos se saírem bem os que mais chamam atenção são, Jonh Travolta e Christopher Walken. O primeiro clama ser o primeiro ator a fazer o papel de uma mulher no cinema (Edna Turnblad, mãe de Tracy) e faz um grande trabalho. Já Walken atua com simplicidade e um talento que arrebatada nas telas. O carisma do seu personagem é infinito e cativa qualquer um.
Apesar da alegria contagiante na maioria dos personagens, o preconceito e a segregação racial são os temas mais presentes na letras do filme. O estilo de música e dança que os negors implantam nos EUA naquela época, uma mãe completamente dominadora e religiosa maltrata sua filha, são alguns dos temas que são abordados de maneira simples, porém com muita efeciência. Com uma caracterização da época simplismente perfeita, o filme é realmente uma pérola pára o gênero. Diversão, dança, conteúdo, cor e música, muita música recheiam o musical mais divertido do ano!
Um comentário:
Thiago, muito bom o blog. Os textos estão ótimos e a edição também. Continue assim, velho.
Postar um comentário