quinta-feira, outubro 25, 2007

Superbad - É Hoje!


- Uma comédia teen diferente -




Superbad - É Hoje! (Superbad, 2007) * * *




Fui assistir Superbad sem ter a menor idéia do que se tratava o filme. Mentira. Sabia que contava a história de um grupo de amigos no high school americano, e ainda eram virgens no fim deste periodo escolar. Mas isso não é novidade, quase toda comédia teen americana conta isso. Por isso achava que não sabia de nada do filme. Porky's foi assim, American Pie foi assim e muitos outros exemplares também usaram esse plot. Para falar a verdade, não sei por que fui ao cinema ver este filme. Sabia que iria ser aquela comédia de sempre, cheia de besteirol, sexo e bebida. Mas me enganei. Não por completo, pois existe tudo isso, mas transmitido de uma maneira diferente.

Escrito por Seth Rogen(Virgem de 40 Anos), Superbad aborda de uma maneira pouco vista no cinema as crises adolescentes em um filme de comédia teen. Seth e Evan são amigos de infância e estão prestes a ingressar na faculdade. Os dois irão se separar e de certo modo isso incomoda a ambos, só que nenhum demonstra ou pelo menos quer demonstrar. Quando são convidados para uma festa e designados para conseguir toda a bebida do evento, os dois saem numa aventura desesperada para não decepcionar as expectativas sobre eles. Ainda existe um terceiro colega, Fogell, que é o cara que vai conseguir a identidade falsa para burlar o sistema.

O trio protagonista é uma boa surpresa, são bem entrosados e articulados em cena. Fogell é uma caricatura a parte; magro, feio e desajeitado ele rouba cena em alguns momentos do filme. Seth e Evan têm uma boa química na tela, mostram uma amizade forte e cumprem muito bem seus papéis. A maior surpresa fica para as meninas do filme. Nenhuma delas é burra ou só gostam dos caras fortes e vivem excluindo nerds como Evan. E isso não é demonstrado de maneira superficial e sim de uma maneria madura, tendo em vista que aquelas pessoas irão se tornar adultas dali a algum tempo e não são mais tão crianças assim.

O ponto fraco do filme vêm no excesso de piadas que chega a irritar em algumas partes. O roteiro não pára. É piada atrás de piada. Se todas fossem boas tudo bem, mas não são. Em certo momento, as situações se tornam enfadonhas e as soluções rasas. Chega a cansar.

Mas no geral é um bom filme, com bons atores e uma história diferente. Trata de amizade e não só de sexo ou um amor platônico como a maioria desses besteiróis americanos. Apesar de em alguns momentos cansar e se tornar chato, Superbad é uma boa surpresa. Vale pela caricatura que é Fogell, e as boas atuações do restante do elenco.

Um comentário:

Juliana Jardim disse...

Não gostei do filme, mas gostei da compania. Tive você sentado do meu ladinho e me fazendo rir do que eu não achava graça.
Muito bem merecido essas 3 estrelas; nada de bom e também não vamos desmerecer as chacotas engraçadinhas.

TE AMO.