quinta-feira, outubro 25, 2007

Invasores



- Nem o 007 salvou -





Invasores (The Invasion, 2007) * *







São inúmeros os filmes que tratam de invasões alienígenas, porém são poucos que as tratam com qualidade. Sou fã assumido de filmes sobre ET's; bem feitos é lógico. Um dos grandes clássicos da ficção científica é "Vampiros de Corpos", produzido em 1956. É em cima do mesmo tema deste clássico que "Invasores" desenvolve sua estória. O fato curioso é que o estúdio não ficou completamente satisfeito com o trabalho de Oliver Hirschbiegel(A Queda - As Últimas Horas de Hitler) e mais tarde contratou os irmãos Washowski (Matrix) para reescrever algumas cenas do roteiro, considerando que o filme ficou mais lento que o previsto. As cenas foram dirigidas por James McTeigue de "V de Vingança". Estranho? Pois é, ao assitir o filme podemos ver que o "remendo" dos Washowski não surtiu tanto efeito assim.



Quando uma epidemia assola a humanidade e altera a personalidade das pessoas, Carol(Nicole Kidman) decide lutar para proteger seu filho que parece ser imune ao vírus. Com a ajuda de Ben(Daniel Craig) ela foje e tenta encontrar uma cura para a infecção que parece cada vez mais perigosa. Dois nomes fortes no elenco não conseguem tirar a produção do buraco. As atuações dos dois são fracas e não imprimem nenhum carisma ou identificação com o público. O único que parece a vontade no papel é o Jackson Bond, filho da personagem de Kidman.



Em alguns momentos realmente senitmos uma certa tensão e um suspense que chega a dar calafrios. Mas todo esse clima é quebrado rapidamente. Existe outra coisa que me incomodou bastante. A solução que eles acham para um certo problema é de uma rapidez absurda! O planeta todo sofrendo de uma doença desconhecida e em poucos minutos(pouquíssimos) é descoberta a cura? Não cola...



Existe uma sequência que realmente passa um bom nível de suspense. É a cena em que na um estranho vem visitar Carol tarde da noite. Os cortes rápidos e imagens avulsas na tela trazem um medo momentâneo. Mas aquilo não dura nem sequer mais 10 minutos.



O diretor ainda tenta implantar um clímax que chega a parecer patético. Não sôa crível, muito menos emocionante. E olha que o último trabalho de Hirschbiegel foi o ótimo "A Queda - As Últimas Horas de Hitler"; o que torna "Os Invasores" uma decepção total. As questões ambientais e os problemas mundias que são abordadas no filme, mostram somente como o tema poderia ter sido mais bem explorado e ser feito um filme muito melhor. Esse é um exemplar de ficção científica que você não vai mostrar para os seus filhos. Não por dar medo, mas sim pela falta de qualidade. Alugue "Contatos Imediatos de 3° Grau", isso sim, ótima ficção.

Um comentário:

LAS CENIZAS disse...

interessante sua critica do super bad,tambem fiz uma critica desse filme,veja-a em minha pag tambem

falou

critico exper de cinema

diogo b